Como faço para começar a vender meus artesanatos com um orçamento limitado?

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Olá pessoas criativas! Tudo bem?

Quase sempre recebo questionamentos e dúvidas sobre como vender os trabalhos artesanais com um orçamento limitado.

Frases como:

“Eu estou apenas começando com a minha própria loja online”.

“Eu comecei apenas Facebook e com um blog, e tudo isso é novo para mim também”.

“Como eu faço para ser notado?”

“Eu não tenho muito dinheiro para gastar com divulgação.”

E temos a pergunta clássica:

Gostaria de viver somente do artesanato, mas não consigo, pois ganho muito pouco

São comuns em minha caixa de email e grupos de artesanato

Como pode ver são ótimas perguntas, e você definitivamente não é o único a perguntar como conseguir ser notado, sem gastar muito dinheiro!

Não há realmente muita coisa que você pode fazer, e eu postarei aqui algumas sugestões e dicas.

Vou começar perguntando sobre cinco questões fundamentais de marketing, para que através da formulação de suas próprias respostas, você pode desenvolver o seu próprio plano de ação e marketing de seu produtos mesmo com um orçamento pequeno.

Eu sugiro que você pegue um caderno para tomar notas de suas ideias, para que você possa continuar a desenvolve-las à medida que avançamos.

Você está pronto?

Pergunta 1: Quais são seus objetivos de marketing?

O que você realmente deseja alcançar com o seu marketing?

Se você pensar no futuro, qual é a finalidade de seu marketing?

Basicamente, existem apenas 3 principais objetivos com o marketing (quaisquer outros objetivos cairá sob estes três):

  • Para aumentar o seu perfil ou visibilidade = a ser visto
  • Para aumentar a sua credibilidade = para se acreditar que você é confiável
  • Para obter clientes = vendas para ganhar dinheiro

Os dois primeiros irão contribuir para o último, que muitas vezes é o objetivo final do marketing: obter clientes.

Vender é uma construção de um relacionamento, e ele precisa de tempo e trabalho duro para se desenvolver.  Você escreve que pretende “ser notado mais”, que é sobre o aumento de seu perfil e visibilidade, sendo notado em um mercado muito competitivo.

Minha seguinte  pergunta seria: Por quem você quer ser notado? É o consumidor que você está procurando, o comércio ou a imprensa?

  • Quem você quer que compre de você? Quem é o seu cliente ideal?

Escreva suas respostas em seu caderno.

Você pode transformar seu objetivo em uma meta? Isso significa que você precisa ser mais específico, realista e criar metas atingíveis.

O que especificamente você quer alcançar este ano? Ou nos próximos 6 meses?

  • Você pode colocar um número sobre isso?
  • Você pode torná-lo mais específico?

Algumas sugestões aqui:

  • Metas para aumentar a sua visibilidade: em dois anos eu vou participar de duas feiras e exposições uma este ano; Vou enviar um boletim informativo para 100 contatos.
  • Metas para aumentar a sua credibilidade: Eu quero participar de uma grande feira artesanal este ano.
  • Metas para obter clientes:Quero vender R $ 1 mil por mês; Eu vendo o meu trabalho em lojas on-line; Vou participar de uma feira este ano.

Tome uma atitude agora:

Quais são os seus três objetivos principais?

Anote-as em seu caderno.

Quais são as suas sub-metas? Então, como você vai conseguir esses três objetivos principais?

Como você pode ver as ações de marketing ou sub-objetivos dependem de seu objetivo principal.

Apenas escreva o que vem para você, sua resposta não precisa ser perfeita!

Pergunta 2: Quanto tempo e quanto dinheiro você realmente quer gastar?

Muitas vezes as pessoas subestimam o tempo necessário para a comercialização e superestimar os custos.

Como um novo artesão, eu recomendo que você gaste em torno de 40% do seu tempo no marketing, 50% em fazer / criar, e 10% em administração.

No começo você não precisa gastar muito dinheiro.

Então, quanto tempo você vai gastar para fazer marketing? E como é que você vai ter tempo para a comercialização (como você pode ter que dizer NÃO para outras atividades em sua vida para criar esse tempo)?

Pergunta 3: Quem são os seus modelos ou concorrentes?

Este é um ótimo exercício que vai lhe dar muita informação para o seu próprio negócio.

Tome uma atitude agora:

Identificar 6 pessoas ou empresas que são seus modelos, que trabalham de uma forma muito semelhante a você, ou na mesma área.

Quem te inspira?

Anote em seu caderno os seus seis nomes e, em seguida, começar a fazer a pesquisa em cada um deles. Ninguém vai fazer exatamente o que você faz, mas não haverá sobreposição com outros artesãos lá fora.

  • Quais são os seus produtos ou serviços?
  • Qual é a sua faixa de preço?
  • Quais são os materiais ou técnicas?
  • Existem temas ou valores específicos que são importantes para eles?
  • Por que e como eles fazem negócios que é diferente e faz com que eles se destacam?

Por que as pessoas compram deles?

  • Onde é que eles vendem (tente pesquisar os diferentes canais, mas também os sites específicos e lojas que vendem ou clientes que eles têm)?
  • O que eles fazem muito bem?
  • O que você pode fazer melhor?
  • O que você pode aprender com eles?

Pesquise para descobrir sobre as pessoas que trabalham no ramo  que você atua ou deseja atuar, de modo que você comece a conhecer o mercado muito bem.

Finalmente, quando você tiver feito a sua investigação bem sobre seus modelos / concorrentes, você pode responder as mesmas perguntas sobre o seu próprio negócio?

A partir deste exercício, você pode aprender muito! Ele pode ajudá-lo a encontrar potenciais clientes ou canais para promover ou vender o seu trabalho através, mas também irá ajudá-lo a descrever-se melhor para os outros. Muitas vezes é realmente difícil de descrever-se aos outros – porque você está tão perto de seu próprio negócio.

Este exercício pode ajudá-lo a tomar um pouco de distância e olhar para o seu negócio como um cliente em potencial, comparando e contrastando-se a identificar o que o torna único e diferente em um nível mais profundo.

É importante que você saiba o seu mercado e seus concorrentes, você pode se inspirar  neles, mas por favor: Seja original! É sobre você, e não copiar os outros.

Muitas pessoas criativas não gostam de falar sobre “competição”, mas a realidade é que ela está lá fora!

Você precisa ser capaz de identificar o que o faz diferente e ajudar seus clientes potenciais ver que essa diferença é melhor.

Isso pode soar duro, mas os artesãos são bem sucedidos por causa de como eles fazem negócios, não necessariamente porque eles têm um produto ou serviço altamente original.

Pergunta 4: Quem são seus clientes ideais?

Par quem você realmente gostaria de vender? Quem é o seu cliente dos sonhos?

Quais são as pessoas que fazem o seu trabalho melhor?

Vá em frente, sonhar um pouco, imagine uma pessoa específica que iria comprar de você!

Entre em ação:

  • Você pode escrever uma breve descrição sobre essa pessoa?
  • Onde é que eles vivem? Que tipo de casa que eles vivem?
  • O que eles usam? Qual a idade ou sexo  deles?
  • O trabalho, papéis e responsabilidades que eles têm?
  • O que eles gostam de fazer em seu tempo livre, o que eles gostam de ler ou ouvir?
  • O que é importante para eles?
  • Você poderia dar-lhes um nome?

Este exercício vai realmente ajudá-lo a entender seus clientes ideais mais, de modo que você pode escrever e falar melhor sobre seus produtos ou serviços, criar sua marca e imagens que atrair esses clientes ideais, e até mesmo pode ajudá-lo a criar produtos melhores e mais novos para eles!

Pergunta 5: Quais as necessidades do seu cliente e quais os benefícios que eles ganham?

  • Porquê seus clientes ideais comprar de você?
  • O que eles realmente desejam? Como seria fazê-los sentir? … Mais bonito, mais criativo, especial?
  • Quer ser mais rápido ou mais barato do que seus concorrentes?
  • Quer torná-lo mais pessoal com um produto único?

Se você identificar as diferentes necessidades dos clientes, então é muito mais fácil de ajudar seus clientes a comprar de você: o que eles realmente querem? Como é que eles querem se sentir?

Identificar os benefícios que seu trabalho pode dar-lhes: Pense sobre os benefícios emocionais, financeiros ou sociais que o seu trabalho pode proporcionar.

Quais são os benefícios do cliente? Por que eles estão realmente comprando?

Como você quer fazer seus clientes se sentirem sobre o seu trabalho?

Você ainda está aí ?! Com todo esse trabalho duro de olhar para os fundamentos de marketing, agora podemos finalmente ir para as ações práticas! (Embora esperemos que você já fez alguns exercícios práticos acima!)

Ação prática 1: Escreva uma introdução de 100 palavras

Como você se apresenta, faça que as pessoas fiquem interessadas no que você faz?

Escreva uma breve introdução sobre o que faz, o que você realmente quer vender, como você ajuda as pessoas, quem são seus clientes.

Você pode usar isso em seu site, fan page, ou na sua loja virtual como o texto de introdução.

Olhe para trás em suas notas anteriores e elabore  diferentes apresentações para diferentes grupos de clientes.

Seja específico e use “palavras visuais”, tais como: miçangas coloridas, feito individualmente, etc.

Evite palavras como: original, criativo, inovador – essas palavras são usados ​​em excesso e não significam nada!

Ação prática 2: investir nas melhores imagens.

As imagens são o aspecto mais importante para você vender o seu trabalho online.

São as imagens em sua loja ou blog que vai realmente fazer o seu trabalho destacar-se, construir credibilidade, apresentar-se e, finalmente, vender o seu trabalho … ou não.

Tenha uma variedade de imagens: mostre todo o produto, bem como detalhes, mostre-o no seu contexto, bem como contra um fundo branco, mostre os produtos de forma individual, bem como em coleções.

Para começar a obter algumas ideias sobre como fotografar o seu trabalho eu gostaria de sugerir que você verifique novamente a sua concorrência online. Identifique as imagens que você gosta e como você quer que seu trabalho seja fotografado.

Ação prática 3: Então, quem são seus clientes reais e onde você pode vender?

No momento em que você só está mostrando o seu trabalho no online, e eu sugiro fortemente que você comece a olhar para uma ampla gama de canais para aumentar o seu perfil e suas vendas. Como ponto de partida, eu sugiro que você identifique o seguinte:

  • 10 lojas onde você gostaria de vender
  • 10 lojas on-line ou sites onde você pode mostrar ou vender o seu trabalho
  • 10 revistas, blogs, etc, onde você gostaria de ter seu trabalho apresentado
  • 5 pessoas que podem ajudá-lo a obter referências

 

Estes são apenas alguns exemplos de possíveis lugares onde você pode vender ou que podem ajudar você a aumentar o seu perfil ou credibilidade, ou pessoas específicas que você precisa conhecer.

A questão toda é que você identifique os nomes das pessoas reais e nomes de empresas. Uma ótima maneira de descobrir sobre esses potenciais clientes é através do trabalho modelo / concorrente que você fez anteriormente. Os perfis de seus clientes lhe dará uma ideia de onde eles podem fazer compras ou o que leem.

Não se trata de ser vago, mas a identificação de potenciais clientes reais.

Ação prática 4: Como você vai abordá-los?

Você está chegando muito perto agora, como você acabou de criar uma grande lista de clientes potenciais reais, marketing e vendas oportunidades e referências.

O próximo passo é colocar isso em uma tabela ou banco de dados (Excel ou Word funciona bem para isso) com todos os nomes e os detalhes de contato, para que você possa manter o controle da mesma.

Então, pense sobre qual será o seu próximo passo.

Para as feiras deve ser  considerado em primeiro lugar, se você está pronto para fazê-las, e, em seguida, quais são as melhores para você, confira os prazos se é possível. Confira pós ou contra sobre como encontrar e selecionar projeto certo para você.

Fique atento sobre o que funciona para você, o que não funciona e continue aprendendo e fazendo.

Este é o primeiro momento em que você começar a gastar algum dinheiro! …. sobre potenciais feiras de artesanato, em sair e fazer pesquisa prática.

Ação prática 5: Continue seguindo-se

A inclusão de novos nomes à sua lista de potenciais compradores ou banco de dados é importante, mas ainda mais importante é  ficar em contato com pessoas que demonstraram interesse em seu trabalho, ou compraram de você. Lembre-se: a venda é sobre a construção de relacionamentos.

A melhor maneira de acompanhar:

  • Coloque seus compradores em um banco de dados que é fácil de atualizar de modo que você pode realmente entrar em contato com as pessoas facilmente. Crie um sistema que funciona para você.
  • Envie um boletim informativo regular ou e-mail, por exemplo, se você tem uma nova coleção ou um novo evento.
  • Convide-os a outros eventos que você vai fazer.
  • Envie-lhes um cartão de Natal ou uma lembrança no Dia das Mães.
  • Poste sobre eventos que você vai participar ou mostre imagens do novo trabalhos.

Espero que essas cinco questões fundamentais de marketing e cinco ações práticas ajude você a atingir seu objetivos!

Boa sorte

Margareth MagalhãesLogo definitivo