Como vender artesanato pela internet

Todo mundo que faz artesanato profissionalmente quer ter reconhecimento e vender os seus produtos. Escrevemos um post a algum tempo atrás falando de como ganhar dinheiro com artesanato – dicas e idéias. Se você ainda não leu esse artigo, leia pois vale a pena. Após ler as dicas de como ganhar dinheiro, é hora de pensar na venda e, hoje em dia, um meio de vendas que não pode ser ignorado é a internet. Estudos estimam que há cerca de 81 milhões de pessoas que acessam a internet no Brasil e esse número está crescendo. Assim como também está crescendo o número de pessoas que fazem compras pela internet. Mas como você pode aproveitar essa tendência e vender os seus produtos pela grande rede? O post que você vai ler agora busca informar como vender artesanato pela internet. Vamos dar algumas dicas básicas, porém valiosas.
Onde vender meu artesanato pela internet e ganhar dinheiro?

Existem diferentes formas de você vender produtos pela internet. Vamos começar pelas formas mais simples e depois vamos passar para maneiras mais profissionais. Acompanhe em seguida cada um dos canais que você pode utilizar para vender os seus produtos:

Elo7 – O primeiro e mais importante site que você utilizar para vender os seus produtos artesanais é o Elo7. Esse é um site dedicado a pequenos artesões, que querem divulgar os seus produtos e não sabem muito bem como criar uma loja virtual. Ele permite que você crie a sua loja, dentro da próprio site Elo7, e venda os seus produtos de maneira bem simples. Uma grande vantagem para quem está começando é que não é necessário ter uma empresa. Você pode vender os seus produtos no cartão de crédito ou boleto bancário utilizando o pagseguro e receber diretamente na sua conta bancária de pessoa física. Para começar a vender basta tirar as fotos dos seus produtos, se cadastrar no elo7 e inserir os seus produtos. Em breve lançaremos um artigo detalhado falando como começar a vender os seus produtos pelo Elo7, continue acompanhado o nosso blog.
Que Barato – Esse é um site de classificados no qual você pode cadastrar os seus produtos gratuitamente e esperar por compradores. É uma maneira muito interessante de divulgar os seus produtos, pois recebe muitas visitas e vários compradores em potencial. É apenas um site de anúncios no qual você deixa as informações dos seus produtos e seu contato. Se tiver alguém interessado em comprar ele terá que entrar em contato diretamente com você para combinar o método de pagamento e envio.

Mercado Livre – É o maior site de leilões do Brasil e um grande potencial para as suas vendas. Você cadastra os seus produtos, envia fotos, coloca as descrições e começa a vender. Existem anúncios grátis, porém, eles aparecem nas últimas posições nas buscas e são pouco vistos. O ideal é você colocar anúncios pagos para ter mais sucesso. O valor desses anúncios varia de acordo com o nível de destaque que você deseja. Nesse site o comprador fecha a compra e entra em contato com você para combinar a forma de pagamento. Você pode aceitar pagamentos via cartão de crédito utilizando o mercado pago. Existem vários outros sites de vendas, entretanto são de menor porte. Os sites citados acima são os mais conhecidos e com os quais você pode obter mais sucesso.

Como receber os pagamentos?

Existem dois serviços extremamente interessantes para você receber os seus pagamentos pela internet:

PagSeguro – Você se cadastra no pagseguro e pode receber pagamentos por cartão de crédito, boleto bancário e transferência online. Eles cobram um percentual da compra que varia de acordo com o método de pagamento. Não precisa ter empresa para utilizar esse serviço, você pode receber os seus pagamentos diretamente na sua conta bancária. Existe um intervalo de 14 dias entre a data da compra e a data em que o dinheiro estará disponível para você. Esse atraso é por motivo de segurança, já que quem compra pode reclamar no site para receber o seu dinheiro de volta.

Pagamento Digital – Funciona praticamente da mesma maneira que o PagSeguro.

Como posso criar minha própria loja virtual

Se você está pensando em um meio mais profissional de vender os seus produtos, pode construir a sua própria loja virtual. Atualmente os custos para criar e manter uma loja simples são relativamente baixos, entretanto, tenha em mente que se você quiser algo realmente profissional, é necessário investir um bom dinheiro. Vamos às opções de baixo custo disponíveis para você criar a sua loja virtual:

Uol Host – É um provedor de serviços para a internet pertencente à empresa UOL, uma das maiores empresas nesse segmento no brasil. Pagando um valor fixo mensal você pode criar uma loja virtual completa, prontinha para começar a vender. Eles possuem um acervo de layouts prontos para você colocar a sua loja com a cara que quiser.

Locaweb – Funciona nos mesmos moldes do Uol Host, você se cadastra, paga uma taxa mensal e pode inserir os seus produtos para vender.

DotStore – Sistema bem interessante para ter a sua loja virtual, semelhante aos anteriores porém com um custo maior. Existe uma infinidade de sistemas de loja virtual na internet, faça uma pesquisa no google e veja mais opções.

Criar um blog para divugar os produtos

Após estabelecer o seu meio para vender os seus produtos, você pode criar um blog para divulgar mais detalhes sobre o seu negócio. Você pode escrever sobre como faz os artesanatos, modo da pessoa utilizar os produtos, e informaçÕes em geral. Um blog, para fazer sucesso, deve ter algum conteúdo interessante para quem entra. Nunca faça um blog e coloque apenas propaganda, pois assim ninguém nunca vai visita-lo. Coloque informações que possam agregar algum conhecimento ao leitor e, aproveitando essas informações, divulgue os seus produtos. Em breve também lançaremos um post falando detalhadamente como criar um blog, não deixe de acompanhar.

Você deve entender que a venda pela internet é uma coisa extremamente séria e, antes de colocar qualquer produto à venda, tenha certeza de que vai poder cumprir os prazos de entrega estabelecidos. Outra observação importante é que antes de iniciar qualquer empreendimento, faça um planejamento. Pense nos seus objetivos e quais os meios utilizados para alcança-los. É extremamente recomendável fazer um plano de negócios para definir os detalhes. Visite o site do sebrae e veja mais informações sobre isso.

Este post faz parte de uma série de outros posts dedicados ao assunto de vender o seu artesanato. Continue acompanhando o nosso blog para ter informações e dicas de como fazer artesanato e como comercializar.
E você, o que está fazendo para vender o seu artesanato? Deixe o seu comentário.

Se você gostou deste artigo leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br
Gostaram?
Visite
www.artypano.com
This entry was posted in Dicas.