Conhecendo Um Pouco Sobre o Feltro e Como Lavá-lo

Aproveito para convidar você para assinar o nosso blog por e-mail.É só deixar o seu e-mail aqui na lateral do blog.   ArtyPano-Margareth Magalhães
Se inscreva no nosso canal do youtube
“Do seu jeito, nossas dicas se transformam em arte”.

Olá pessoas criativas! Tudo bem?

Muitas vezes utilizamos um material no nosso cotidiano em não fazemos ideia de sua origem por isso nós do Arty Pano reunimos alguns dados muito legais sobre o Feltro. Este produto que sempre estará entre nossas postagens e PaP’s.

Quando se fala em feltro, sempre surgem dúvidas a respeito do que é e de como conservar o esse material sempre bonito.

Por isso vamos deixar aqui algumas considerações a respeito desse material, versátil e muito gostoso de trabalhar…

Antigamente o feltro era fabricado de pelos de animais ou fios sintéticos agregados por um processo chamado calandragem.

Este tipo de produto também é conhecido como TNT (Tecido não tecido) pois não é constituído por fios entrelaçados e sim por uma massa de fibras compacta.

A calandra agrupa essas fibras pelo processo de fricção, e não por meio de tecelagem, daí o termo “não tecido”…  Existe uma grande variedade de cores e espessuras, o que vai depender de onde ele é utilizado.

Os primeiros registros arqueológicos da fabricação do feltro se deu na Ásia (Mongália e Turquia) que era utilizado na fabricação de mantas, tapetes e roupas e até tendas nômades.

Como é o feltro hoje?

Atualmente o feltro é produzido com fibras sintéticas que se assemelham muito aos pelos de animais usados antigamente e é largamente empregado por várias indústrias.

No artesanato participa na fabricação de diversos produtos. A grande vantagem atual do feltro é sua grande variedade de cores, espessuras, facilidade de manuseio e o ótimo preço.

Feltro

As vantagens do feltro como material fazem dele um material muito útil até hoje.

O Feltro é ótimo isolante térmico, por isso sempre foi utilizado para fazer chapéus, revestimento de calçados e roupas de frio e acessórios.

O Feltro apresenta grande capacidade de auto-limpeza não necessitando de lavagens constantes como no caso de outros tipos de tecido.

O Feltro também pode ser facilmente manuseado com ferramentas simples como tesouras e é fácil de ser costurado, à mão ou á máquina.

Como o feltro não é tecido e sim calandrado, ele é muito delicado, pois com o manuseio constante ele tente a formar bolinhas em sua superfície, mas que podem ser removidas.

Como lavar e conservar uma peça em feltro sempre bonita:

  • Lavar com sabão neutro.
  • Não usar água quente.
  •  Não esfregar nem torcer, somente aperte para tirar o excesso de água.
  • Deve-se enxaguar bem para não deixar resíduos de sabão.
  • Deixar secar a sombra.
  •  Não usar secadora com ar quente para secar peças que possuam cola quente em sua confecção, pois pode descolar.
  •  Com o manuseio o feltro tende a formar bolinhas em sua superfície, o que é normal, para retirar essas bolinhas você poderá cortá-las com uma tesoura ou usar um “papa-bolinhas” desses vendidos em loja de utilidades…

Se você gostou desse post, não esquece de CURTIR aqui embaixo e compartilhar nas redes sociais. Me ajuda bastante com a divulgação.
Beijos!

Margareth Magalhães