Manutenção e limpeza do feltro

A limpeza do feltro, deve ser feita com muito cuidado. Desta forma você vai ter uma peça bonita por muito mais tempo.

Manutenção e limpeza do feltro

Lavar ou limpar artesanato feito com feltro?

NOTA: Não recomendo lavar o  feltro. O melhor método para fazer a limpeza do feltro é a seco. Agora se você está determinado a lavar uma peça confeccionada com feltro, tem que lavá-lo à mão, pois é uma peça muito delicada. Mas lembre-se que você pode arruinar a peça.

Agora se você quer assumir o risco, vamos as dicas:

  • Só lave à mão, usando água em temperatura ambiente ou fria, uma vez que a água quente pode deformar o feltro.
  • Use quase nada de sabão neutro, basta molhar suavemente a peça na água, e espremer ligeiramente.
  • Quando houver alguma mancha, evite esfregar, uma vez que pode arruinar a superfície do material. Mergulhe a peça na água, retire e esprema. Faça isso até a água sair limpa.
  • Em seguida, esprema todo o excesso da água, e deixe secar com a peça deitada em uma superfície plana.

    Qual é a melhor de fazer a limpeza do feltro?

A melhor maneira de limpar este material tão versátil é usando métodos secos, uma vez que a adição de água pode levar a resultados imprevisíveis.

Você pode usar suavemente uma escova de dente macia para remover qualquer sujeira da superfície do feltro. Varrendo suavemente o tecido em uma unica direção – não use movimentos circular, para cima e para baixo ou movimentos de fricção, porque isso pode fazer com que o material encha de bolinhas.

Você também pode usar o bico  pequeno do aspirador de pó para sugar qualquer poeira ou sujeira da superfície seca do feltro. Para ajudar a proteger o material da sucção do bocal, você pode esticar algumas meias velhas sobre o bocal. Tenha cuidado com pérolas, miçangas etc. e certifique-se que esta  tudo seguro antes de aplicar qualquer tipo de sucção.

A água pode ser usada em uma pequena quantidade. Mas evite o uso do sabão, porque isso pode rapidamente danificar a peça. Basta pressionar suavemente a área suja com um pano úmido mergulhado em água em temperatura ambiente.

Dica extra:

Embale as peças em papel de seda branco e armazene em uma caixa com tampa, ou saco de plástico (de preferência na cor azul); evitando dessa forma que a peça fique empoeirada.

Quer aprender um pouco mais? Visite os links abaixo:

Conhecendo Um Pouco Sobre o Feltro e Como Lavá-lo

10 dicas para trabalhar com feltro

E agora? Que linha para artesanato em feltro?

Colas para artesanato em feltro